sexta-feira, 20 de junho de 2014

Relatório Telefone de Latinha - 1ª Parte

Invenção do telefone:
A ideia da construção do telefone veio após a invenção do telégrafo, onde surgiu a curiosidade: e se pudessem mandar, ou invés de escritas, mensagens faladas? Vários cientistas passaram a inventar melhorias nos telégrafos, criando novas frequências que permitiam que mais de uma mensagem fosse enviada ao mesmo tempo (multiplexação), com isso, a invenção do telefone ficou mais fácil, por funcionar de forma parecida.
Atribui-se a invenção do telefone ao escocês Alexander Graham Bell, que a patenteou, porém, é difícil de dizer, quem realmente inventou-o, devido à quantidade de pessoas que trabalhavam para desenvolvê-lo na época, não se sabe ao certo quem fez o primeiro telefone. Há também indícios de que o inventor pode ter sido Antonio Meucci. Italiano, nascido em Florença, Meucci foi formado em engenharia química e industrial, fazia estudos sobre os efeitos de descargas elétricas no corpo humano e, por acaso, teria descoberto a possibilidade de transmitir sons elétricos através de cabos telegráficos. Com o tempo, após muitos aprimoramentos, desenvolveu um sistema que o permitia se comunicar com sua mulher enferma do prédio ao lado em que Meucci trabalhava, este instrumento foi chamado por ele de “telettrofono”. Porém, devido a problemas financeiros, acredita-se que Meucci tenha vendido o protótipo do telefone, ficando assim sem o reconhecimento pelo invento, até o ano de 2002, em que o Congresso dos EUA reconheceu-o, por meio da resolução269, mas sem a anulação ou modificação da patente de Bell.
No telefone tem-se, um sistema parecido com o de um telégrafo, a incorporação de um alto-falante e um microfone: em que este possui uma membrana que vibra junto com o ar sempre que algum som é produzido, essas vibrações empurram uma peça dentro do microfone que produz o sinal elétrico que se propagará dentro do fio, reproduzindo diferentes frequências dependendo da vibração de sons mais graves ou agudos; Ao chegar ao outro lado da linha, ocorre o processo inverso. Os sinais elétricos empurram uma membrana, que empurrando o ar em volta, as mesmas frequências são produzidas, reproduzindo o som transmitido.

Inicialmente, para se fazer uma ligação era preciso ligar para uma central, onde ela encaminharia a ligação para outro telefone. Foi somente no início do século XX que este processo foi automatizado, com os telefones ganhando seus próprios números e permitindo ligações diretas de um para outro.


Invenção do telefone de latinha:

Em 1667, o físico inglês Robert Hooke propõe o emprego do “fio esticado” para transmissão do som, através de duas latinhas e um cordão bem esticado.
O telefone de latinha funciona de forma parecida do telefone normal, porém, é claro, de forma bem mais rústica e simples. Quando falamos pela latinha junto com a aplicação de tensão no fio, o som vibra pelo fio chegando até a outra lata, permitindo que a pessoa neste escute o que foi falado da outra extremidade do fio.


Acústica: instrumentos de corda

Nos instrumentos de corda, como violão, violino, guitarra, piano, entre outros, o som é produzido através de cordas (cordas vibrantes) que, quando tensionadas, produzem compressões e rarefações no ar, as chamadas ondas sonoras. Existem diversos princípios físicos presentes em instrumentos de corda como: tensão e a refração do ar, a propagação do som no espaço quebrando o momento "estável" das ondas de ar com o movimento das cordas (Em instrumentos como o violão, por exemplo, as cordas vibrantes quando vibram produzem ondas transversais que, superpondo-se às refletidas nas extremidades, originam uma onda estacionária. O modo mais simples de vibração da corda caracteriza sua frequência fundamental, correspondente à vibração entre as extremidades de fixação da corda (nós) e um ponto médio. O segundo modo de vibração corresponde aos nós das extremidades e a um nó no ponto central. O terceiro modo corresponde a mais um nó entre os nós extremos, e assim, cada novo modo de vibração corresponde a mais um nó intermediário.) a acústica depende de frequências baixas, chamadas de modo fundamental, e de frequências altas. O lugar onde o som se propaga depende da acústica para alcançar maiores distancias (medidas em tempo e espaço) e da acústica dos próprios instrumentos reproduzidos, sejam de cordas, como violao ou voz, ou de sopro.

Referências: http://www.brasilescola.com/fisica/a-fisica-os-intrumentos-musicais.htm
http://www.mundoeducacao.com/fisica/instrumentos-corda.htm

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